FERRAMENTARIA – Juventude

#adolescência é uma fase de descobertas, desafios e crescimento, onde os jovens enfrentam não apenas questões psicossociais, mas também desafios físicos. Dados e fatos contundentes destacam a importância de um suporte abrangente durante esse período crítico:

#AdolescentesPretos, muitas vezes enfrentam desafios físicos únicos. Estatísticas indicam uma incidência significativa de condições como obesidade, diabetes tipo 2 e asma entre essa população.

Estudos demonstram ligação entre a saúde física e mental. Jovens que lidam com doenças físicas podem enfrentar desafios emocionais, desde preocupações com a autoimagem até dificuldades de aceitação por parte de colegas. E sabemos o que é ser o menino Preto no meio “do pessoal”.

Há disparidades alarmantes no acesso a cuidados de saúde física. Barreiras como falta de recursos financeiros, falta de acesso a alimentos saudáveis ​​e R4C15M0 contribuem para o aumento das taxas de doenças físicas entre adolescentes da nossa comunidade. Sem falar na desumanização constante de pessoas pretas no que tange à resistência à dor ou à necessidade de cuidados.

Neste contexto, o apoio psicossocial e físico na adolescência torna-se essencial. É fundamental criar espaços seguros onde os jovens possam discutir abertamente suas preocupações, tanto físicas quanto emocionais. Adultos devem estar atentos a sinais de distúrbios alimentares PRINCIPALMENTE DANDO O EXEMPLO E EXPONDO SUAS DORES NA MEDIDA DO POSSÍVEL (o exemplo arrasta).

Se você tem contato com Jovens Pretos, procure promover um ambiente de aceitação e incentivo e paridade. Fomente a busca por cuidados médicos e destrua que eu chamo de “O mito da invulnerabilidade Negra”. Busque, integrar a educação sobre saúde física nas conversas sobre saúde mental cria uma abordagem holística para o bem-estar dos nossos meninos.

Qual foi a última vez que você (adulto(a)) falou sobre saúde com dos nossos garotos? Quer acrescentar algo? Deixa aqui nos comentários.

#euteamohomempreto
#saudemental
#homempreto
#masculinidadePreta
#paternidadepreta
#paipreto
#educadorparental
#educadorparental
#filhos

Acompanhe as trocas no post do instagram:

Apoie o Parentalidade Preta
Ajude o Parentalidade Preta a criar locais seguros para conversas difíceis.

Diego Silva

Homem Preto não retinto;

Esposo de Tatiane e

Pai de Benjamin e Aurora.

Ouça podcast [parenta].

Quando a Casa Respira: Encerramento 2025 Parentalidade Preta

Este episódio especial encerra o ciclo 2025 do Parentalidade Preta com uma aula magna sobre tudo que compõe este território: história, cura, ancestralidade, masculinidades negras, paternidade e construção comunitária. Um convite para quem chega agora entender o universo completo da iniciativa e começar a escuta pelo episódio 1.Aqui você encontra um panorama profundo das principais iniciativas:[parenta] — Entrevistas, narrativas e conversas documentais sobre temas de grande impacto social.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/0eIohbdm7bFplgcWOp6hxs?si=FIbRKan7Q96z0PryKBWGSw&nd=1&dlsi=7fea58be88b2431b(RESENHA) — Trocas francas e bem-humoradas entre pais pretos sobre desafios, afetos e cotidiano.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/7b8J4Keoet4IlFARYkFcxO?si=UF1XEBj4Rw-Y6s3ld9ISbA&nd=1&dlsi=bec5390599194b4c{mergulho} — Encontros íntimos sobre masculinidades pretas e cura emocional.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/0QGKb9H0QoqxpFCdVK5yYJ?si=81a8f86890814b2c&nd=1&dlsi=f856631bce7c42ccRodas de Conversa Virtuais — Espaço de troca e comunidade entre pais de diferentes regiões.Séries Documentais em Áudio, que unem história, afeto e memória:• Diop: Estrelas Negras no Céu do Egito: https://parentalidadepreta.com/2023/12/29/diop-estrelas-negras-no-ceu-do-egito/• Frantz Fanon: Irredutivelmente Negro• Travessia: A Escola de Escuta Afrocentrada do Parentalidade Pretahttps://parentalidadepreta.com/2025/10/30/travessia-escola-de-escuta-afrocentrada-do-parentalidade-preta/Este episódio é também um guia de escuta para novos ouvintes, apresentando o Currículo de Escuta Afrocentrada e explicando como cada série, conversa e especial foi construído para formar consciência, afeto e responsabilidade a partir de uma perspectiva preta, afrocentrada e comunitária.Ao final, compartilho o porquê de um hiato necessário: tempo de memória, estudo, fé e recomposição para preparar a próxima travessia da iniciativa.Se você está chegando agora, este é o seu ponto de partida.Se você já caminha conosco, é a casa acendendo uma última vela antes de descansar.Apoie a iniciativa : 🔗⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/parenta⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Não deixe de compartilhar suas impressões aqui nos comentários.Acompanhe a página⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@Parentalidade_Preta⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ .Bora pra mais uma?Esse podcast é produzido pela⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠+3dB Áudio!
  1. Quando a Casa Respira: Encerramento 2025
  2. TRAVESSIA #5 – ORGULHO PRETO
  3. Jairo Pereira – a travessia dos homens pretos
  4. TRAVESSIA #4 – Afrocentricidade Pt.2
  5. Omoloji Àgbára — quando o sentimento é também resistência

Deixe um comentário