
A #adolescência é uma fase de descobertas, desafios e crescimento, onde os jovens enfrentam não apenas questões psicossociais, mas também desafios físicos. Dados e fatos contundentes destacam a importância de um suporte abrangente durante esse período crítico:
#AdolescentesPretos, muitas vezes enfrentam desafios físicos únicos. Estatísticas indicam uma incidência significativa de condições como obesidade, diabetes tipo 2 e asma entre essa população.
Estudos demonstram ligação entre a saúde física e mental. Jovens que lidam com doenças físicas podem enfrentar desafios emocionais, desde preocupações com a autoimagem até dificuldades de aceitação por parte de colegas. E sabemos o que é ser o menino Preto no meio “do pessoal”.
Há disparidades alarmantes no acesso a cuidados de saúde física. Barreiras como falta de recursos financeiros, falta de acesso a alimentos saudáveis e R4C15M0 contribuem para o aumento das taxas de doenças físicas entre adolescentes da nossa comunidade. Sem falar na desumanização constante de pessoas pretas no que tange à resistência à dor ou à necessidade de cuidados.
Neste contexto, o apoio psicossocial e físico na adolescência torna-se essencial. É fundamental criar espaços seguros onde os jovens possam discutir abertamente suas preocupações, tanto físicas quanto emocionais. Adultos devem estar atentos a sinais de distúrbios alimentares PRINCIPALMENTE DANDO O EXEMPLO E EXPONDO SUAS DORES NA MEDIDA DO POSSÍVEL (o exemplo arrasta).
Se você tem contato com Jovens Pretos, procure promover um ambiente de aceitação e incentivo e paridade. Fomente a busca por cuidados médicos e destrua que eu chamo de “O mito da invulnerabilidade Negra”. Busque, integrar a educação sobre saúde física nas conversas sobre saúde mental cria uma abordagem holística para o bem-estar dos nossos meninos.
Qual foi a última vez que você (adulto(a)) falou sobre saúde com dos nossos garotos? Quer acrescentar algo? Deixa aqui nos comentários.
#euteamohomempreto
#saudemental
#homempreto
#masculinidadePreta
#paternidadepreta
#paipreto
#educadorparental
#educadorparental
#filhos
Acompanhe as trocas no post do instagram:


Diego Silva
Homem Preto não retinto;
Esposo de Tatiane e
Pai de Benjamin e Aurora.
Ouça podcast [parenta].

Deixe um comentário