FERRAMENTARIA – Ferramentas de Cuidado para além do Novembro Azul

#mesdaconciencianegra está ai dando o que falar, mas não vamos esquecer o fortuito #NovembroAzul2023 . Então eu quero te convidar para acompanhar e ajudar a construir um projeto que é muito especial para mim: o “FERRAMENTARIA”.
Ele é uma jornada que busca compartilhar provocações para pensarmos em comunidade a saúde e o bem-estar dos homens Pretos desde à infância.

Compreender que a saúde está ligada à qualidade de vida e ao bem-estar e que ela (a saúde) não está tão disponível assim é fundamental para que entendamos que o acesso em si já é um privilégio. Então vamos começar toda a construção pelo alicerce: Por onde começar?

“Para poder ser atendido pelo SUS, o cidadão precisa buscar as unidades de atenção primária (postos de saúde) geridas pelos municípios. Após a avaliação nas unidades primárias, caso necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um centro de especialidades, hospital credenciado ao SUS ou a uma unidade de pronto-atendimento.” – http://www.gov.br

Agora você já sabe.

Cuidar de nossa saúde pode parecer uma tarefa assustadora, mas, acredite, é mais simples do que parece. Tudo começa com a educação e a conscientização desde cedo, envolvendo nossos filhos e jovens nessa conversa sobre a importância da de se cuidar. Devemos estar atentos às doenças que impactam nossa comunidade, como a hipertensão e o #cancerdeprostata, e promover um estilo de vida saudável.

O Parentalidade Preta é um espaço onde podemos compartilhar nossas experiências, conhecimentos e apoio mútuo. Estamos aqui para apoiar uns aos outros em todas as fases da vida, desde a infância até a velhice, promovendo a saúde mental, o autocuidado e compreendendo nossa herança genética.

Então eu te convido a se juntar a nós nesta jornada de cuidado e preocupação constante com a saúde masculina Preta. Vamos trocar e crescer juntos, apoiando uns aos outros no caminho para uma vida mais saudável e feliz, não apenas em novembro, mas durante todo o ano.

Espero contar contigo pra gente, como de costume, gerar bastante informação pra comunidade. Vamos Juntos?
No caso de dúvidas, Procure uma Unidade Básica de Saúde na sua região.

Acompanhe as trocas no post do instagram:

Apoie o Parentalidade Preta
Ajude o Parentalidade Preta a criar locais seguros para conversas difíceis.

Diego Silva

Homem Preto não retinto;

Esposo de Tatiane e

Pai de Benjamin e Aurora.

Ouça podcast [parenta].

Quando a Casa Respira: Encerramento 2025 Parentalidade Preta

Este episódio especial encerra o ciclo 2025 do Parentalidade Preta com uma aula magna sobre tudo que compõe este território: história, cura, ancestralidade, masculinidades negras, paternidade e construção comunitária. Um convite para quem chega agora entender o universo completo da iniciativa e começar a escuta pelo episódio 1.Aqui você encontra um panorama profundo das principais iniciativas:[parenta] — Entrevistas, narrativas e conversas documentais sobre temas de grande impacto social.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/0eIohbdm7bFplgcWOp6hxs?si=FIbRKan7Q96z0PryKBWGSw&nd=1&dlsi=7fea58be88b2431b(RESENHA) — Trocas francas e bem-humoradas entre pais pretos sobre desafios, afetos e cotidiano.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/7b8J4Keoet4IlFARYkFcxO?si=UF1XEBj4Rw-Y6s3ld9ISbA&nd=1&dlsi=bec5390599194b4c{mergulho} — Encontros íntimos sobre masculinidades pretas e cura emocional.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/0QGKb9H0QoqxpFCdVK5yYJ?si=81a8f86890814b2c&nd=1&dlsi=f856631bce7c42ccRodas de Conversa Virtuais — Espaço de troca e comunidade entre pais de diferentes regiões.Séries Documentais em Áudio, que unem história, afeto e memória:• Diop: Estrelas Negras no Céu do Egito: https://parentalidadepreta.com/2023/12/29/diop-estrelas-negras-no-ceu-do-egito/• Frantz Fanon: Irredutivelmente Negro• Travessia: A Escola de Escuta Afrocentrada do Parentalidade Pretahttps://parentalidadepreta.com/2025/10/30/travessia-escola-de-escuta-afrocentrada-do-parentalidade-preta/Este episódio é também um guia de escuta para novos ouvintes, apresentando o Currículo de Escuta Afrocentrada e explicando como cada série, conversa e especial foi construído para formar consciência, afeto e responsabilidade a partir de uma perspectiva preta, afrocentrada e comunitária.Ao final, compartilho o porquê de um hiato necessário: tempo de memória, estudo, fé e recomposição para preparar a próxima travessia da iniciativa.Se você está chegando agora, este é o seu ponto de partida.Se você já caminha conosco, é a casa acendendo uma última vela antes de descansar.Apoie a iniciativa : 🔗⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/parenta⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Não deixe de compartilhar suas impressões aqui nos comentários.Acompanhe a página⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@Parentalidade_Preta⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ .Bora pra mais uma?Esse podcast é produzido pela⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠+3dB Áudio!
  1. Quando a Casa Respira: Encerramento 2025
  2. TRAVESSIA #5 – ORGULHO PRETO
  3. Jairo Pereira – a travessia dos homens pretos
  4. TRAVESSIA #4 – Afrocentricidade Pt.2
  5. Omoloji Àgbára — quando o sentimento é também resistência

Deixe um comentário