Material expandido do Podcast [parenta].
Sobre a convidada:
Mayra – @verbopreto
Mayra é uma escritora, pesquisadora e criadora de conteúdo na @verbopreto. Ela é uma mulher preta de 26 anos, nascida no Rio Grande do Sul e atualmente residindo no Rio de Janeiro. Seu trabalho na @verbopreto é focado em compartilhar e discutir a história preta.
Além de seu trabalho como criadora de conteúdo, Mayra é estudante de ciências sociais na UFRJ. Ela é uma grande fã de pagode dos anos 90 e adora apreciar uma boa cerveja. Em seu tempo livre, ela gosta de passar tempo com seu vira-lata caramelo, que é seu fiel companheiro.
Um recado importante
Família, Estou com as crias bem doentes e sem condições de acertar esse episódio em sua completude. Por esses dias, vou deixar a versão estendida por aqui ( ainda sem Intro) mas volto assim que tiver condições.
Esse é meu compromisso com você. (leia isso com a voz rouca e resfriada).
[parenta]#16
Quer saber mais? Dá play no episódio lá no topo da página. Ele é exclusivo pra você que chegou aqui, é diferente dos que estão nas plataformas de áudio.
Não deixe de recomendar o Podcast Parentalidade Preta no Spotify, no deezer, no Amazon Music e no Google Podcasts .
Links interessantes:
Pra ver no YouTube
Livro(s)que eu indico para o assunto:
They Came Before Columbus: The African Presence in Ancient America
Ivan Van Sertima
“They Came Before Columbus” é um livro escrito pelo historiador Ivan Van Sertima, publicado originalmente em 1976. O livro apresenta uma visão alternativa sobre a história da América pré-colombiana, argumentando que a presença africana no continente foi muito anterior à chegada de Colombo.
Van Sertima argumenta que há evidências arqueológicas, etnográficas e históricas que apontam para a presença de africanos no continente americano antes de Colombo. Ele discute a possibilidade de que as civilizações americanas antigas, como os olmecas e maias, foram influenciadas por africanos que viajaram para as Américas a partir do oeste da África, possivelmente através do Oceano Atlântico.
O autor também faz referência a possíveis conexões culturais entre a África e as Américas. Por exemplo, ele argumenta que a tradição egípcia antiga influenciou a arte e a arquitetura dos povos pré-colombianos, e que as similaridades entre os sistemas numéricos africanos e americanos podem indicar contato prévio entre os continentes.
“They Came Before Columbus” é uma obra influente no estudo da história da América pré-colombiana e da diáspora africana.

Bora trocar uma ideia?
Deixei esse forum aqui pra gente poder trocar mais a respeito do episódio, caso queria registratr algo aqui, fique à vontade.
Sua mensagem foi enviada
Espero, de coração, que esse conteúdo tenha somado à experiência. Obrigado!
Ouça Podcast Parentalidade Preta
Você encontra o Podcast Parentalidade Preta no Spotify, no deezer, no Amazon Music e no Google Podcasts .
Quando a Casa Respira: Encerramento 2025 – Parentalidade Preta

Diego Silva
Homem Preto não retinto;
Esposo de Tatiane e
Pai de Benjamin e Aurora.
