Amanirenas

Que o #diadamulher é uma data relevante para a luta por igualdade de gêneros, você já sabe. Que é originada por um movimento de mulheres brancas, você também sabe. Não vou aqui discutir a importância dessa data.

O objetivo do Parentalidade Preta é trazer ferramentas para potencializarmos a autoestima do Povo Preto e nada tem mais impacto do que regatar as potências ancestrais.

Queria te propor (a você que é pai ou mãe de menina) que pensasse em falar dessa data através de um olhar focado na potência da mulher PR3T4 no mundo desde sempre. Que ressaltasse as características da mulher no continente africano (que é o berço da humanidade) e de como a mulher sempre foi o foco da evolução da sociedade e exemplo de força.

Pra isso, gostaria de compartilhar uma história:

Amanirenas foi uma rainha do Reino de Cuxe, localizado onde hoje é o Sudão, que governou no século I a.C. Durante seu reinado, o Império Romano estava expandindo seu domínio pelo Mediterrâneo e pelo norte da África.

Ela liderou uma campanha militar contra os romanos, enfrentando-os em diversas batalhas. Em uma delas, Amanirenas e seu exército conseguiram causar uma grande derrota aos romanos, que somavam mais de 30 mil homens e ficaram surpresos com a força e a habilidade de combate dos soldados cuxitas. Isso mudou drasticamente o avanço romano sobre a África.

No [parenta]13, da grade do Podcast Parentalidade Preta, você vai ouvir a narrativa completa e o desfecho dessa disputa.

Que tal entregar a história real do povo Preto para empoderar meninas e mulheres?

Arte gerada com Inteligência Artificial em conjunto com @ilustrablack

Ouça mais sobre o tema no Podcast Parentalidade Preta. você encontra no Spotify, no deezer, no Amazon Music e no Google Podcasts .

Diego Silva

Homem Preto não retinto;

Esposo de Tatiane e

Pai de Benjamin e Aurora.

Ouça podcast [parenta].

Quando a Casa Respira: Encerramento 2025 Parentalidade Preta

Este episódio especial encerra o ciclo 2025 do Parentalidade Preta com uma aula magna sobre tudo que compõe este território: história, cura, ancestralidade, masculinidades negras, paternidade e construção comunitária. Um convite para quem chega agora entender o universo completo da iniciativa e começar a escuta pelo episódio 1.Aqui você encontra um panorama profundo das principais iniciativas:[parenta] — Entrevistas, narrativas e conversas documentais sobre temas de grande impacto social.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/0eIohbdm7bFplgcWOp6hxs?si=FIbRKan7Q96z0PryKBWGSw&nd=1&dlsi=7fea58be88b2431b(RESENHA) — Trocas francas e bem-humoradas entre pais pretos sobre desafios, afetos e cotidiano.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/7b8J4Keoet4IlFARYkFcxO?si=UF1XEBj4Rw-Y6s3ld9ISbA&nd=1&dlsi=bec5390599194b4c{mergulho} — Encontros íntimos sobre masculinidades pretas e cura emocional.OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/playlist/0QGKb9H0QoqxpFCdVK5yYJ?si=81a8f86890814b2c&nd=1&dlsi=f856631bce7c42ccRodas de Conversa Virtuais — Espaço de troca e comunidade entre pais de diferentes regiões.Séries Documentais em Áudio, que unem história, afeto e memória:• Diop: Estrelas Negras no Céu do Egito: https://parentalidadepreta.com/2023/12/29/diop-estrelas-negras-no-ceu-do-egito/• Frantz Fanon: Irredutivelmente Negro• Travessia: A Escola de Escuta Afrocentrada do Parentalidade Pretahttps://parentalidadepreta.com/2025/10/30/travessia-escola-de-escuta-afrocentrada-do-parentalidade-preta/Este episódio é também um guia de escuta para novos ouvintes, apresentando o Currículo de Escuta Afrocentrada e explicando como cada série, conversa e especial foi construído para formar consciência, afeto e responsabilidade a partir de uma perspectiva preta, afrocentrada e comunitária.Ao final, compartilho o porquê de um hiato necessário: tempo de memória, estudo, fé e recomposição para preparar a próxima travessia da iniciativa.Se você está chegando agora, este é o seu ponto de partida.Se você já caminha conosco, é a casa acendendo uma última vela antes de descansar.Apoie a iniciativa : 🔗⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://apoia.se/parenta⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Não deixe de compartilhar suas impressões aqui nos comentários.Acompanhe a página⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠@Parentalidade_Preta⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ .Bora pra mais uma?Esse podcast é produzido pela⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠+3dB Áudio!
  1. Quando a Casa Respira: Encerramento 2025
  2. TRAVESSIA #5 – ORGULHO PRETO
  3. Jairo Pereira – a travessia dos homens pretos
  4. TRAVESSIA #4 – Afrocentricidade Pt.2
  5. Omoloji Àgbára — quando o sentimento é também resistência

Deixe um comentário